Primeiramente lembremo-nos do significado da palavra Judô “(JU: suave; DÔ: caminho; caminho suave).”
A função do psicólogo do esporte é de auxiliar a potencializar os aspectos positivos que o individuo possui para que esse seja mais um diferencial no seu rendimento.
Nas crianças a prática do judô contribui para o: controle muscular; aperfeiçoamento do reflexo;desenvolvimento do raciocínio; equilíbrio mental; reforço do caráter e da moral; fortalecimento da autoconfiança; respeito aos companheiros. Aos jovens, o judô propicia: em cuidar beneficamente do físico e do caráter; a transformação da disciplina; o equilíbrio mental; tratar o semelhante com respeito e humildade; torná-lo útil à sociedade. O esporte trabalha muito nesses aspectos formando além de um grande atleta um grande cidadão moralmente, psicologicamente e socialmente.
As crianças e os jovens necessitam de experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no seu desenvolvimento.
É muito importante não deixar de citar que o judô influencia diretamente no desempenho escolar, por exigir do praticante uma enorme capacidade de memorização, raciocínio lógico e rápido, concentração, eficiência ao solucionar situações difíceis entre tantas outras coisas. O Judô competitivo e de lazer ainda pode trazer benefícios psicológicos para os seus praticantes, tais como: sensação de tranqüilidade, relaxamento, renovação e redução de ansiedade, além de, aumento de criatividade, melhora da percepção de si mesmos e dos outros e maior clareza de pensamento, facilitação de se auto-expressar, melhoria do autoconhecimento e melhoria da concentração mental, da auto-estima, do sentimento de bem-estar psicológico.
Outro beneficio do judô no dia a dia é a melhoria das habilidades físicas, nos traz mais vigor, disposição, agilidade além de nos preparar para as quedas e tombos diários. Como assim nos preparar para as quedas? Fácil, nas aulas os alunos aprendem a cair para se prepararem melhor e não se machucaram seriamente nas quedas, são realizadas técnicas apropriadas nisso rolamentos e amortecimento de quedas são os chamados ukemis, no dia a dia quando caímos à primeira coisa que vem a nossa cabeça e aparar a queda isso é lógico, muitas vezes não conseguimos fazer isso e acabamos nos machucando mais ainda, os alunos treinam diariamente os ukemis para que seu cérebro os memorize e adapte-os aos movimentos do corpo fazendo com que sejam executados automaticamente isso probabiliza uma diminuição nas lesões e contusões.
São notórios os benefícios que a pratica dessa maravilhosa arte nos traz eu pratico e recomendo a todos que desejam um bem estar físico e mental aos pais que querem um melhor rendimento de seus filhos tanto na escola quanto na vida social.