terça-feira, 30 de agosto de 2011

Benefícios que o Judô pode nos trazer.


Primeiramente lembremo-nos do significado da palavra Judô “(JU: suave; DÔ: caminho; caminho suave).”
A função do psicólogo do esporte é de auxiliar a potencializar os aspectos positivos que o individuo possui para que esse seja mais um diferencial no seu rendimento.
 Nas crianças a prática do judô contribui para o: controle muscular; aperfeiçoamento do reflexo;
desenvolvimento do raciocínio; equilíbrio mental; reforço do caráter e da moral; fortalecimento da autoconfiança; respeito aos companheiros. Aos jovens, o judô propicia: em cuidar beneficamente do físico e do caráter; a transformação da disciplina; o equilíbrio mental; tratar o semelhante com respeito e humildade; torná-lo útil à sociedade. O esporte trabalha muito nesses aspectos formando além de um grande atleta um grande cidadão moralmente, psicologicamente e socialmente.

As crianças e os jovens necessitam de experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no seu desenvolvimento.
É muito importante não deixar de citar que o judô influencia diretamente no desempenho escolar, por exigir do praticante uma enorme capacidade de memorização, raciocínio lógico e rápido, concentração, eficiência ao solucionar situações difíceis entre tantas outras coisas.  O Judô competitivo e de lazer ainda pode trazer benefícios psicológicos para os seus praticantes, tais como: sensação de tranqüilidade, relaxamento, renovação e redução de ansiedade, além de, aumento de criatividade, melhora da percepção de si mesmos e dos outros e maior clareza de pensamento, facilitação de se auto-expressar, melhoria do autoconhecimento e melhoria da concentração mental, da auto-estima, do sentimento de bem-estar psicológico.
Outro beneficio do judô no dia a dia é a melhoria das habilidades físicas, nos traz mais vigor, disposição, agilidade além de nos preparar para as quedas e tombos diários. Como assim nos preparar para as quedas? Fácil, nas aulas os alunos aprendem a cair para se prepararem melhor e não se machucaram seriamente nas quedas, são realizadas técnicas apropriadas nisso rolamentos e amortecimento de quedas são os chamados ukemis, no dia a dia quando caímos à primeira coisa que vem a nossa cabeça e aparar a queda isso é lógico, muitas vezes não conseguimos fazer isso e acabamos nos machucando mais ainda, os alunos treinam diariamente os ukemis para que seu cérebro os memorize e adapte-os aos movimentos do corpo fazendo com que sejam executados automaticamente isso probabiliza uma diminuição nas lesões e contusões.
São notórios os benefícios que a pratica dessa maravilhosa arte nos traz eu pratico e recomendo a todos que desejam um bem estar físico e mental aos pais que querem um melhor rendimento de seus filhos tanto na escola quanto na vida social.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Copa Caicó edição 2011

   Copa caicó de judô tem data adiada, por motivo da associação estar também participando de outras competições e as datas coincidirem esta sendo adiada a copa por tempo ainda não determinado pela ACJ.

Atenciosamente Dojô LBA.

sábado, 13 de agosto de 2011

Copa Caicó de Judô edição 2011

   Copa Caicó de Judô já tem data marcada, dia 03 de Setembro do corrente ano; com participações de  Serra Negra do Norte, Natal e cidades circunvizinhas.
   Inscrições dos atletas no valor de R$ 30,00 (trinta reais), as inscrições do Dojô LBA serão feitas com sensei Bruno no dia 20 de Agosto levar o dinheiro para o treino.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Higiene no judô é essencial!

   Higiene, esse é o tema do Artigo 4 nas regras do judô, além de fazer um bem enorme a saúde essa é uma atividade indispensável para o bem-estar na vida social. No judô os requisitos para pratica do esporte dentro da regra são: a.Judogui deverá estar limpo, seco e sem odor desagradável. b. As unhas dos pés e das mãos deverão ser cortadas curtas. c. A higiene pessoal do atleta deverá ser de um elevado nível. d. O cabelo comprido deverá ser preso de modo a evitar incomodar o outro competidor.
  Todo o competidor que não obedeça aos requisitos constantes dos artigos 3 e 4 será impedido no seu direito de competir e o opositor ganhará o combate por kiken-gashi, de acordo com a regra de "maioria de três" ver artigo 28). Você já pensou nos riscos que uma unha grande pode causar? Além de você por ''acidente, sem querer'' degolar seu oponente quando ela quebrar irá te machucar e dói muito quando quebra.
  São os cuidados nos pequenos detalhes que fazem a grande diferença. 

sábado, 6 de agosto de 2011

Treine em casa e não perca a resistência!

  Como a nossa academia tem poucos treinos pra ser sincero apenas um por semana não pare ou relaxe não deixe de treinar no meio da semana, faça exercícios físicos, chame um amigo pra correr, não perca a resistência e o fôlego. Temos várias outras formas de fazer isto por exemplo praticando “tendoku geiko” que significa (treinamento solitário) no qual o judoca realiza as movimentações de igual forma como se contasse com “uke”, que na verdade não está presente, esse treinamento tem muita importância pois seu cérebro memoriza os movimentos tornando-os mais ágeis de maneira que quando em uma competição seu corpo ira realizar o movimento automaticamente. Exercite seu corpo com outros esportes variados como futebol, vôlei, basquete, e tantos outras opicões mais faça você só não pode se acomodar demais tudo na vida tem que ter equilíbrio.
  Converse com seu professor de educação física troque idéias com alguém que conheça também sobre algum tipo de exercício mais tenha responsabilidade não faça nada sem se cuidar, afinal você pode se machucar seriamente com contusões, câimbras, extensões musculares, fadiga, e até desmaios.
Faça certo seja esperto.