Com o estabelecimento do dojô Kodokan, em 1882, e com 9 alunos, Jigoro Kano
começou seus ensinamentos do judô. O texto do estudioso japonês Yoshizo
Matsumoto mostra os conceitos iniciais deste esporte e os seus objetivos.
O prof. Kano estabeleceu o Instituto Kodokan em 1882, época em que o dojô
(local de treino) tinha apenas 12 tatamis e o número de alunos era nove. O
ju-jitsu foi substituído pelo judô pela razão de que enquanto "jitsu"
significa técnica o "do" significa caminho, este último podendo ter
dois significados: o de um caminho em que você anda e passa e o de uma maneira
de viver.
Como meio de ensino, no Kodokan, Jigoro Kano adotou o randori, kata e
métodos catequéticos, adicionando educação física ao treinamento intelectual e
à cultura moral. A harmonia desses três aspectos de educação constitui a
educação ideal pela qual o judô será ensinado.
Ao redor do ano 20 da era Meiji (1887), o judô tinha dominado o ju-jitsu,
que foi varrido de vários países. O princípio do "JU", do judô,
passou a significar o mesmo que na frase "gentileza é mais importante que
obstinação".
Assim a teoria do "JU", que é gentileza, suavidade, pretende
utilizar a força do oponente sem agir contra ela, podendo ser aplicada não
somente na competição mas também aos aspectos humanos.
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